periquitos onda
... ...
Serviços

Cirurgia oftamológica

Entropion

O entropion é uma má formação ou sequela de uma infecção das pálpebras, em que estas se desenvolvem com o "bordo" virado para dentro. Isto leva a que as pestanas da superfície da pálpebra contactem directamente com o globo ocular. Ao longo do tempo esta situação para além de se tornar dolorosa, provoca a formação de úlceras e erosões corneais, que podem levar à cegueira.

Esta situação é frequentemente de origem genética e congénita e manifesta-se desde uma fase precoce da vida do animal.

O entropion é resolvido cirurgicamente ("blefaroplastia"), por um procedimento que basicamente consiste numa cirurgia plástica onde são removidos os excessos de pele, forçando as pálpebras a adoptarem uma posição normal.

Esta cirurgia faz-se normalmente por volta dos 5 a 6 meses de idade. Se o seu veterinário nos referenciou para este tipo de cirurgia, por favor telefone-nos com alguma antecedência.

Entropion no BonesEntropion no Bones
Entropion no "Bones"

Prolapso do globo ocular

O prolapso traumático resulta do deslocamento súbito do globo ocular para fora da sua órbita. Quando esta situação acontece, estamos perante uma urgência que tem de ser corrigida num curto espaço de tempo para ter sucesso. Na maioria das vezes a intervenção cirúrgica atempada permite a recuperação do globo ocular e da visão.

Se o paciente nesta situação não for atendido atempadamente a única solução possível será a enucleação (remoção) do globo ocular.

No caso de acontecer uma situação destas ao seu companheiro não entre em pânico. Molhe um pano limpo em água fria e posicione-o sobre o olho do animal, evitando que ele o atinja com a pata, e contacte-nos urgentemente.

A cirurgia correctiva consiste, em termos gerais, no reposicionamento do globo ocular na órbita e na realização de suturas interpalpebrais temporárias.

As raças mais propensas a este trauma são as braquicéfalas como a Pequinois, Pug Carlim e outras em que os olhos sejam muito proeminentes.

Prolapso do globo ocularProlapso do globo ocular

Enucleação do globo ocular

A enucleação do globo ocular é uma cirurgia que se efectua quando já não é possível recuperar o olho do animal. Consiste em retirar todo o globo ocular e parte do nervo óptico. É uma cirurgia que frequentemente se efectua em animais que começaram com uma patologia ocular simples que não foi tratada atempadamente.

Este procedimento cirúrgico não diminui as faculdades do seu animal nem a sua qualidade de vida, e esteticamente não é muito marcante.

 

 

Página Inicial \ Serviços \ Cirurgia \ Cirurgia oftamológica

 

... ...
  termosTermos de utilização mapaMapa do site contactoContactos ajudaAjuda